Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

 

Clique aqui para acessar a Galeria de fotos.

 

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo de mobilização das escolas brasileiras, com o objetivo de fortalecer ações formativas no campo da Educação Ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes. Ao longo de cinco edições (2003-2018), a conferência envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente.

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) chega à sua sexta edição, com o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e a mobilização das escolas para ações que promovam a justiça climática, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).

Nesta edição, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) serão desafiados a refletir sobre as mudanças climáticas e propor soluções para transformar sua realidade local.

A VI CNIJMA é destinada a escolas públicas, privadas e comunitárias, tanto urbanas, quanto rurais, incluindo escolas indígenas, quilombolas, do campo, inclusivas e bilíngues para surdos. A participação no processo é voluntária, e cada escola tem autonomia para aderir à VI CNIJMA e integrá-la às atividades já programadas para o primeiro semestre de 2025, de acordo com sua realidade e planejamento pedagógico. A etapa Conferência na Escola pode ser integrada às ações pedagógicas em andamento, valorizando a articulação com diferentes componentes curriculares e iniciativas da comunidade escolar.

A etapa Conferência na Escola pode ser realizada em três momentos:

  1. Antes (Saber – Agir – Comunicar)
  • Criar ou fortalecer a Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola).
  • Pesquisar sobre justiça climática, incluindo mapeamento de riscos ambientais locais.
  • Elaborar projetos de ação, identificando problemas e propondo soluções.
  • Mobilizar a comunidade escolar e divulgar a conferência.
  1. Durante (Apresentar – Dialogar – Escolher)
  • Apresentação dos projetos de ação pelos estudantes.
  • Eleição do projeto representante da escola.
  • Escolha do delegado e suplente que representarão a escola nas etapas seguintes.
  1. Depois (Registrar – Mobilizar – Implantar)
  • Registro oficial da Conferência no site da VI CNIJMA.
  • Busca de parcerias para viabilizar os projetos.

Implantação do projeto de ação na escola e na comunidade.

 

 

 

Grêmio Estudantil pode desempenhar um papel fundamental na mobilização dos estudantes para a VI CNIJMA. Além de colaborar com a promoção de diálogos sobre mudanças climáticas e justiça climática, pode organizar rodas de conversa, debates e campanhas dentro da escola, estimulando uma participação ativa e colaborativa. Essa atuação pode contribuir para o engajamento dos estudantes e fortalece sua autonomia na construção de ações socioambientais.

A escola também pode contar com o apoio de coletivos de meio ambiente e instituições locais para fortalecer a realização de cada um desses momentos, além da própria comunidade escolar. Parcerias com universidades, ONG, associações comunitárias, defesa civil e órgãos ambientais podem contribuir para o aprofundamento das discussões, oferecer suporte técnico e incentivar a implementação dos projetos de ação, ampliando o impacto da Conferência na comunidade escolar.

Como apoio a esta etapa, recomendamos a leitura do documento Passo a Passo para a Conferência na Escola, elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) e do Regulamento Nacional da VI CNJMA (https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma/Regulamento_VICNIJMA_final11.pdf),

 

Conferência nas escolas: prorrogada de 16 de maio de 2025 para 30 de junho de 2025

O prazo para a realização da etapa escolar da VI CNIJMA é até 05 de Julho de 2025

O cadastro do Projeto de Ação da Escola deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponível no site da CNIJMA,  (https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma) até 30 de maio de 2025.