O Centro de Estudo de Línguas (CEL) é um espaço de enriquecimento curricular, mediante estudos opcionais de línguas estrangeiras modernas, que visa assegurar aos alunos da educação básica oportunidade de desenvolvimento, ampliação e aprimoramento de novas formas de expressão linguística e leva os alunos a conhecer outras línguas e seu valor social, através de atividades práticas desenvolvidas em grupo para o aprimoramento da pronúncia e o cotidiano dos países de origem. O Currículo da SEDUC-SP pressupõe alteração significativa no conceito de conteúdo em LEM. Não se trata mais de privilegiar a gramática ou as funções comunicativas; trata-se, sim, de promover, no estudo da língua estrangeira, o engajamento discursivo por meio de textos e práticas sociais autênticos que possibilitem ao estudante o conhecimento e o reconhecimento de si e do outro, em diferentes formas de interpretação do mundo.
O Decreto nº 54.758, de 10/09/2009, em seu Artigo 3º define que: o ensino de língua estrangeira moderna nos Centros de Estudos de Línguas – CEL – deverá enfatizar o domínio da linguagem oral ou o seu caráter instrumental e de acesso à cultura de outros povos e civilizações, como mecanismo de enriquecimento curricular.
Objetivos do Projeto:
Propor articulação entre teoria e prática, através da diversidade cultural;
Mobilizar saberes, conhecimentos e competências em outras línguas estrangeiras conhecidas dos alunos, visando à compreensão do funcionamento das línguas e à formação de um repertório plurilíngue;
Conhecer a cultura e os hábitos alimentares dos países estudados